terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Fly-by-wire by Embraer

Aproveitando o embalo do post anterior sobre o fly-by-wire do A320, encontrei uma excelente matéria do FlightBlogger sobre este sistema, agora desenvolvido pela Embraer para seu novo Legacy 500/450, que será o primeiro avião de sua categoria no mundo a possuir tal sistema de controle de vôo.

A sacada aqui foi aproveitar as “amarras” que o sistema coloca no piloto quanto às manobras que pode executar de modo a poder reduzir o peso da estrutura da aeronave. Limitando-se as manobras via controle de vôo, limita-se consequentemente o fator de carga (de grosso modo, aceleração “g”) ao qual o avião é submetido. Com isso, podem-se reduzir os requisitos de fator de carga a serem resistidos pela estrutura, implicando em uma estrutura mais leve.

Mas não é só isso. Este sistema desenvolvido pela Embraer permite o controle em malha fechada tanto de rolagem, arfagem e guinada (roll, pitch, yaw). Isto faz com que o piloto aplique um comando fixo no manche que resultará em um comportamento independente da velocidade. Em aeronaves convencionais, ao aplicar-se comando de pitch up por exemplo, a atitude que a mesma atingirá depende da velocidade em que se está voando. Com este novo sistema, o que o piloto aplica é a saída final, qual o comportamento desejado. Para manter um vôo ascedente a partir de um estado anterior de pitch up o comando estará na posição neutra e não comandando arfagem, por exemplo.

Para pouso em ILS CAT-II, agora a Embraer dispensa o uso de rádio-altímetro! No caso de falhas no sistema de malha fechada, volta-se para o sistema convencional de malha aberta, ressaltando que o Legacy 500 é estável por projeto, e não “por controle”. Não bastasse, ainda evita várias causas de acidentes anteriores, como o A300 da American que caiu dias após os atentados de 11 de setembro, nos EUA.

Acho que dá para perceber que fiquei empolgado com o tema. A reportagem mostra ainda vídeos em um simulador da Embraer mostrando desde perda de motor na decolagem (potência assimétrica) e a diferença no comportamento da aeronave até “rolls” de 360º. Vale a pena ler a matéria inteira e todos os vídeos, aqui.

Embraer Legacy 450 and 500 Fly-By-Wire Briefing - September 2010 by flightblogger

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