terça-feira, 14 de junho de 2011

Brasileiros desenvolvem bioquerosene de aviação



É surpreendente o avanço que a aviação testemunhou nas últimas décadas. O transporte aeronáutico, e aqui não há como cometer exageros, alterou a civilização de forma radical. Não há outro modo de estar do outro lado do mundo em questão de horas. Para o bem ou para o mal: o transporte que pode levar de um continente a outro um vírus ainda desconhecido também é o único que pode levar médicos e pesquisadores para dar um jeito no problema em tempo hábil. Só que um moderníssimo avião sem combustível não é nada além de uma bela escultura de metal e compósitos que não serve para nada. Por essas e outras, é notável os trabalhos que estão sendo conduzidos para encontrar combustíveis renováveis também para aviões. E o Brasil está participando dessa corrida tecno-científica.

Para ver a notícia completa, no site Inovação Tecnológica, clique aqui

2 comentários:

Guilherme A. disse...

Lembro de ter visto em uma revista de aviação uns anos atrás sobre o desenvolvimento de motores a álcool para monomotores. Com os biocombustíveis, a aviação se torna cada vez mais sustentável.
Bom artigo!

Axel Pliopas disse...

Pois é! Eu queria é que não tivessem "sumido" com o papo de biocombustíveis "só" porque descobriram o pré-sal... =/ Mas tem muita atividade que continua, só não está atraindo tanta atenção como antes...