quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Arrasto e Velocidade


Elaborando mais aulas, acabo de terminar o diagrama acima e pensei em já publicá-lo aqui.
O gráfico mostra a relação entre velocidade aerodinâmica, ângulo de ataque e arrasto. Supõe-se que os três aviões mostrados estão em voo reto e horizontal, ou seja, em uma situação em que a sustentação global da aeronave igual seu peso.
Note que em baixas velocidades o ângulo de ataque é elevado (portanto o CL, ou coeficiente de sustentação, também é elevado). É em baixas velocidades que a aeronave fica mais próxima do ângulo crítico.
Além disso, note que o arrasto também é alto quando a aeronave voa devagar.
Conforme a aeronave ganha velocidade (deslocando-se para a direita no gráfico acima), o arrasto inicialmente DIMINUI. Isso porque o arrasto induzido, que é alto em baixas velocidades, vai diminuindo rapidamente enquanto o arrasto parasita, que aumenta com o quadrado da velocidade, ainda não é muito significativo. Esta diminuição prossegue até que a aeronave chegue na chamada VELOCIDADE DE MÍNIMO ARRASTO. A partir dessa velocidade o arrasto parasita estará aumentando rapidamente, fazendo com que o arrasto total passe a aumentar com o aumento da velocidade.

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