quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Boeing 747-800 Flight Tests

O Boeing 747-800 é uma nova versão do clássico Boeing 747, o “Jumbo”. Visualmente parece muito um 747-400 mas é um projeto novo, com uma série de aperfeiçoamentos. Utiliza a mesma tecnologia de cockpit e motorização empregadas no B787, é mais silencioso, econômico e “verde” do que seus irmãos mais velhos. O objetivo do post é mostrar alguns pontos da fase de testes do 747-800 com um vídeo excelente da Boeing, ao fim do post (vale colocar em full screen), descoberto aqui.

Entre estes testes, o de velocidade mínima de decolagem, no qual o avião é forçado a decolar antes da velocidade “normal”, raspando sua cauda no chão. Para decolar, a força de sustentação global da aeronave deve ser maior do que a força peso. Lembrando que, Sustentação = 0.5* densidade do ar * Velocidade^2 * Área* CL, em uma condição de velocidade baixa, a asa deve ser colocada em um ângulo de ataque maior (o que gera um aumento do CL, coeficiente de sustentação) para conseguir atingir um certo patamar de sustentação. Então, o objetivo aqui é avaliar se mesmo na condição de decolagem na menor velocidade, o avião é capaz de decolar. Vale verificar no vídeo a presença do equipamento que permite raspar a cauda no chão sem causar danos à estrutura.

Outro teste bacana de se ver (principalmente em um 747...) é o de Stall, no qual a aeronave é levada à condição de perda abrupta de sustentação por meio de uma redução grande de velocidade (existem outros meios de se levar uma aeronave a Stall, como elevação do ângulo de ataque, etc). Por fim, o teste de Flutter no qual são verificadas as vibrações induzidas na estrutura da aeronave pelo desprendimento de vórtices das superfícies. Neste vídeo vale a pena voltar e ver novamente o momento em que é mostrado o estabilizador horizontal vibrando. Em breve, postarei algo específico sobre flutter, um assunto muito interessante e importante no projeto de aeronaves.

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