terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Sugestões do Dr. Jan Roskam

Lendo alguns volumes da obra "Airplane Design" do Dr. Jan Roskam, renomado engenheiro aeronáutico e escritor de livros sobre este tema, caí por acaso na seção "Acknowledgement". Veja o que ele diz:


Fiquei curioso e fui procurar por estas revistas. Todas elas continuam a existir, no entanto, a grande maioria tem suas versões impressas (razoavelmente caras para um leitor no Brasil) e pouca informação pode ser obtida através da Internet. Destaque para a Journal of Aircraft.

Mas há uma exceção, a Flight International. Seu site contém um vasto conteúdo para leitura, inclusive arquivos históricos, notícias atualizadíssimas e etc. Vale arquivá-la nos favoritos. O site chama-se Flight Global, mas é ela quem matém a revista.

A Aviation Week mantém alguns artigos completos da revista dentro do site, mas são poucos, principalmente se comparado à Flight International, citada acima.

2 comentários:

Axel Pliopas disse...

Cara.... quando eu tinha sei lá, 11, 12 anos, e fui pela primeira vez comprar revistas de avião, comprei a extinta "Skydive", onde tomei contato com os ensaios de vôo do Fernando Almeida. Anos mais tarde conheci o cara pessoalmente. Eu falei pra ele que gostava de escrever coisas sobre aviões, vôo por instrumentos, teoria de vôo... e ele: "Você lê literatura também? Se quer saber escrever sobre algo técnico, tem que entender a técnica, mas também tem que saber escrever". Então imagina só como era saborosíssimo ler os artigos que ele escrevia! Eu tenho TODAS revistas aqui ainda, devidamente guardadas em pastas e tal. É minha coleção de ouro. E também vários números da AeroMagazine, Força Aérea, Flap, e um ou outro número de outras. Ah! Vários números também da AOPA Pilot Magazine, excelente para pilotos e proprietários. Minha coleção está a disposição (de você, não dos internautas, rssrsrr). Querendo consultá-la, é só avisar!

Felipe Langellotti disse...

Os textos do Fernando Almeida são preciosidades mesmo, infelizmente não tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente. Por ser um pouco mais novo, li pela primeira vez os textos dele na AeroMagazine (cuja coleção também fica bem guardada aqui em casa!)
Quanto à Skydive tenho em um lugar de destaque na prateleira o livro lançado em 2007 que compila vários testes de vôo escritos pelo Fernando. Chama-se "Os melhores testes Air&Sport". Não conheci a Skydive, mas acredito que a Air&Sport foi a sucessora da Skydive, não? Muito obrigado, e você também, fique à vontade se quiser consultá-lo!