sexta-feira, 30 de maio de 2008

Para os apaixonados pela estrutura


Para quem gosta de conhecer os aviões por dentro, detalhe por detalhe, vale a pena conhecer o site da Flight Global (http://www.flightglobal.com/staticpages/cutaways.html). Há desenhos da estrutura interna de centenas de aviões, inclusive do Shorts Tucano (o EMB-312 Tucano fabricado sobre licença pela Shorts inglesa) da foto acima.
Eu não nego o meu fascínio por esse tipo de desenho. Ainda confesso que eu salvei todos eles no meu computador com medo de algum dia não encontrá-los de novo. Não nego! Sou capaz de passar horas analisando o menor dos detalhes, nervura por nervura, a longarina, os montantes, as cavernas... Agora vai me dizer que nunca fez isso?

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Uns sites para fussar depois

Isso aqui está virando um banco de links mesmo, nem vou me dar ao trabalho de comentar esse... Entre e dê uma olhada, aqui.

Livro de estabilidade estática e dinâmica, com algumas deduções de simplificações e capítulos cobrindo simplificadamente todos os eixos.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Dados de performance de vários aviões


Infelizmente os dados limitam-se só a performance mesmo (velocidades, alcance e etc.), ao menos nas fichas que vi. Mas a variedade de fabricantes e aeronaves de pequeno porte listadas faz o link valer a pena.

Acesse o site aqui.

Muitos desenhos 3 vistas


O link está aqui.

Vale a pena. A lista é enorme e são muitos bons desenhos!

domingo, 18 de maio de 2008

Qual o aerofólio daquela aeronave?

Eu estava quase desesperado. Há dias tentando reencontrar um site que tinha visto tempos atrás, com uma lista enorme de aviões e os respectivos aerofólios. Reencontrei o site. Ficam aqui os links todos (aparentemente, para a mesma listagem, mas acho válido listar os vários endereços diferetnes). E uma dica, para não cometerem o mesmo erro que eu: assim que a página abrir, salve a lista em um arquivo próprio, e não perca isso nunca mais!

The Incomplete Guide to Airfoil Usage - Esta página é só a lista em si, está carregando rápido e sem problemas.

The Incomplete Guide to Airfoil Usage - O nome é o mesmo, mas essa é outra página. Essa tem cara de ser a "página original", mas está absurdamente lenta para carregar! (e olha que é só texto...). Espero que ela logo volte ao normal...

Airplane_Airfoils.doc - É novamente a mesma lista dos sites acima (embora possa haver variações entre elas, não garanto nada), mas esse aqui já vem num arquivo *.doc, o que evita a bobeira de não salvar o arquivo no próprio computador.

Se souberem de outras listas, por favor, avisem!

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Navegando na rede

Aircraft Museum - Um verdadeiro museu virtual de aeronaves, com ficha técnica, foto, breve histórico e desenhos três vistas de uma infinidade de aeronaves.

Pilot Friend - site com grande variedade de material, fichas técnicas de aeronaves, dicas de segurança, planejamento de vôo, treinamento. Um ótimo site voltado à aviação geral.

Aircraft Dealer - compra e venda de aeronaves, especialmente usadas. O legal é que tem várias fotos para o comprador ver bem o produto, de fora do avião, da cabine, etc... Já tô de olho no meu Cessna 185 Anfíbio...

Three view and aircraft resources - Muitos links para sites que contém desenhos em três vistas de aeronaves, livros, etc.

Exemplo de avião do Aerodesign


Estava há pouco caçando um site que, se não encontrar novamente, nunca me perdoarei... Um site antigo que tinha a listagem de perfis de asa de uma infinidade de aeronaves. E era detalhado a ponto de mencionar perfil da seção interna e externa da asa e também, muitas vezes, perfil do profundor. Uma maravilha. Se souberem o link, me avisem. Mas o que encontrei foi outra coisa... Um site com um projeto completo para a competição aerodesign. Não avaliei bem o site, mas meus comentários pelo pouco que vi são:

- muitos cálculos estão lá, o que pode ser útil a quem quiser caçar alguma fórmula ou ver alguma metodologia simplificada para alguma estimativa

- salta aos olhos o quanto o aerodesign aqui no Brasil vai mais longe (ao menos que essa equipe aí, e devemos considerar também que este projeto é de 2004, não sei como os caras estão agora...)

Para acessar o site, clique aqui.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Ele está no museu...


Eu escrevia artigos para o Fórum de Simulações Aéreas e a AirAndinas estava apenas começando. Um grande amigo meu, John Bradfield, decidiu apresentar-me ao escritor, piloto e engenheiro que eu tanto admirava pelo seu trabalho na extinta revista Skydive, Fernando Almeida. Encontrei-o no Campo de Marte. Eu estava com uma pasta cheia das coisas que eu escrevia. Nos encontramos no museu que fica atrás da lanchonete.

Eu estava eufórico, realmente eufórico. E nem podia imaginar que o dia me reservava muito mais. Depois de minutos de conversa, Fernando Almeida vira-se pra mim e diz que não poderá mais ficar ali por conta de outros compromissos.

- Rapaz, tem um evento hoje em Bragança e eu tenho que ir... A gente infelizmente tem que deixar a conversa pra outra hora, a não ser que você possa vir comigo...

Tá brincando? Por qual razão maluca no universo eu não iria? Claro que disse sim! E fomos... E fomos voando! Decolamos do Campo de Marte num Maule de trem convencional, e voamos até o Vale Eldorado, que é um condomínio com uma pequena pista de pouso. Lá, Fernando Almeida fui até seu Taylorcraft, prefixo PP-DQV. E com ele fui até Bragança. Pude pilotar um pouco o pequeno avião. E lá em Bragança acontecia um encontro da ABAAC, Associação Brasileira de Aeronaves Antigas e Clássicas. Chegamos já nos apresentando, fazendo uma passagem baixa sobre a pista. Eu estava em um encontro aéreo, mas desta vez dentro de um avião, e ao lado de ninguém menos que Fernando Almeida.

Na volta passamos de novo no Vale Eldorado, para voltarmos a São Paulo com o Comet, que desta vez também pude pilotar até a perna do vento da "doze".

Isso foi já há muitos anos. Em 2000, muito provavelmente. Não me lembro, qualquer hora caço minhas notas por aí e checo a data exata.

Infelizmente Fernando Almeida não está mais entre nós, por conta de um triste acidente. Mas ao visitar o Museu Asas de um Sonho, em São Carlos, tive uma alegre surpresa: lá estava o PP-DQV, representando algo muito especial... Lá no museu há um grande Constellation, um Mig-21, dentre outras aeronaves... Várias expressões dos grandes feitos da engenharia aeronáutica. O pequeno Taylorcraft conserva ali sua imponência no meio de tanto pássaro grande, lembrando a todos que a aviação é feita também de pessoas. Pessoas tão impressionantes quanto essas máquinas que dominam os céus.

sábado, 10 de maio de 2008

Nos primórdios...


A aviação nasceu no início do século XX, com pequenos aviões, fracos motores e pilotos "cowboys". Em 14 de outubro de 1947 Chuck Yeager quebrava a barreira do som a bordo do Bell X-1. A velocidade desse desenvolvimento sempre me espantou. A indústria naval, por exemplo, levou milênios para evoluir até grandes embarcações. Quando olhamos para o momento histórico em que a aviação nasceu e na forma com que os problemas eram tratados, contudo, a velocidade do desenvolvimento da aviação começa a fazer sentido.

Imabine que você, hoje em dia, assuma a seguinte tarefa: medir as derivadas de estabilidade de um avião em túnel de vento e, com base nos resultados alcançados, realizar estimativas dos períodos de oscilação da aeroanve. A tarefa é complexa, vai exigir muita pesquisa e você certamente utilizará computadores para tarefa de pesquisas, para aquisição de dados e para a realização de inúmeros cálculos.

Muito bem, agora imagine que você recebe a mesma missão, mas não está mais no informatizado e internetizado ano de 2008, mas sim em 1917. Agora a tarefa parece algo impossível, longe das possibilidades de realização prática, não é? Não subestime a história...

Uma olhada atenta no NACA Report-1, Report on behavior of aeroplanes in gusts, mostra que foi exatamente essa a tarefa assumida pela antecessora da NASA. Nota-se, no relatório, que a matemática e as ambições experimentais já eram, por qualquer padrão atual, consideravalmente avançadas. Talvez os resultados não fossem corretos ou suficientemente precisos, e os métodos não fossem os mais adequados, mas melhorias nesses âmbitos só se conseguem por meio da prática.

Cessna: um sonho americano


A história de Clyde Cessna é exatamente isso: um exemplo do famoso sonho americano. Um garoto que vivia no campo e era habilidoso em arrumar tratores e arados. Acaba contratado para trabalhar com manunteção de tratores e carros por mérito único e exclusivo de sua habilidade, e mais tarde se torna vendedor.

Como é que esse Clyde Cessna, vendedor de automóveis, vai parar no ramo aeronáutico? Um belo dia ele decide ir a um show aéreo, preta muita atenção nos aviões, faz uns desenhos do que viu e decide construir um...

Se ficou interessado nos detalhes e na continuação desta história, o livro "Eye To The Sky" traz muito mais... Conta a história dos primeiros cinquenta anos da Cessna, de 1911 a 1961.

Infelizmente, não achei referências ao livro na Amazon... Tenho apenas uma versão digital dele, mas também não encontrei links para deixar aqui... De qualquer forma, está dada a dica.

domingo, 4 de maio de 2008

A320 Fly by wire demo

Ele foi o primeiro avião comercial dotado de sistema de controle "fly-by-wire". O programa A320 foi iniciado em 23 de março de 1984 e já em 26 de março de 1988 a AirFrance recebia as primeiras encomendas. Sim, estamos falando do fantástico Airbus A320. Abaixo, um breve vídeo demonstrando suas automatizações de controle, divirta-se.